terça-feira, 8 de maio de 2012

ICMS - ALÍQUOTA UNIFICADA DE 4% - BENS IMPORTADOS

(Imagem Blog do Carlos Britto)
Com a resolução do Senado Federal nº 13/12, publicada no DOU, o Senado aprovou a unificação da alíquota do ICMS incidente nas operações interestaduais praticadas com bens e mercadorias importadas do exterior. A medida somente estará valendo a partir de 1º de janeiro de 2013.

Isso significa que, para toda operação interestadual com bens e mercadorias importadas, a alíquota do ICMS será 4%, e não mais de 7% ou 12% (dependendo do Estado de destino).

Na prática, essa alteração impede que Estados como Espírito Santo, Santa Catarina e Goiás (porto seco) concedam incentivos com alíquotas diferenciadas do imposto (inferiores a 4%) para produtos importados que desembarquem por seus portos, provocando o que se convencionou chamar de “guerra dos portos”.

Entretanto a resolução do Senado poderá trazer problemas de interpretação a aplicação, pois não será aplicada:

a) a bens e mercadorias importadas que não tenham similar nacional, que devem ser definidos pela Câmara de Comércio Exterior - Camex;

b) a produtos produzidos na Zona Franca de Manaus - ZFM com insumos importados;

c) a bens amparados pela Lei de Informática;

d) a bens amparados pelos seguintes Programas: Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Semicondutores - PADIS e o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico da Indústria de Equipamentos para a TV Digital – PATVD;

e) a bens que tenham no processo de industrialização índice superior a 60% de insumos nacionais; e

f) a operações que destinem gás natural importado do exterior a outros Estados.

Por: Marcus Vinicius BUSCHMANN - Advogado e Consultor Mestre em Direito

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...